1-O que causa o bruxismo?
Segundo a Dra. Ana claudia Fuso, cirurgiã-dentista e referência em tratamento de bruxismo em Maringá , existe uma série de fatores que podem estar associados ao desenvolvimento do bruxismo. Esses fatores podem ser genéticos, físicos e principalmente psicológicos.
Entre os mais comuns estão condições como estresse e ansiedade, mas existem outros fatores associados como uso de medicamentos, uso de drogas recreativas, e má oclusão (alinhamento irregular dos dentes).
2-O bruxismo também ocorre durante o dia?
É muito comum vermos casos de pessoas que rangem os dentes apenas enquanto dormem. Mas o problema também pode acontecer durante o dia. Nesse caso, é chamado de bruxismo de vigília (vigília é o nome dado ao período em que estamos acordados). O paciente é orientado a ter a consciência corporal para se observar em que momente ele aperta ou range os dentes.
3. Pessoas com ansiedade têm maior risco de desenvolver o problema?
Segundo a Dra Ana Claudia, nos últimos 20 anos, vários artigos científicos têm demonstrado a relação entre bruxismo e condições psíquicas como ansiedade, depressão e estresse.
Além disso, os resultados indicam que também existe uma associação entre quadros de depressão e ansiedade mais graves com uma maior prevalência do bruxismo de vigília.
Em resumo, pessoas que têm ansiedade, depressão ou estresse têm maior tendência para desenvolver a condição.