. Quais complicações o bruxismo pode causar?
Ele pode causar complicações principalmente relacionados aos dentes – como fraturas, fissuras, desgastes, dores de dente e movimentação dentária – e estruturas adjacentes, como inflamações na gengiva.
O problema pode, inclusive, levar à necessidade de canal. “O bruxismo é uma força excessiva que é realizada sobre os dentes e estruturas de suporte. A força pode ser tamanha que causa uma reação inflamatória irreversível no nervo do dente ou canal, necessitando que o mesmo seja tratado”, afirma a especialista.
Algumas das complicações podem até causar perda total do dente.
O ranger ou apertar dos dentes e outros hábitos parafuncionais (sem função) – como roer as unhas e mascar chicletes, por exemplo – podem causar dor muscular, dor ao mastigar, ao abrir e ao fechar a boca, na região das têmporas (músculos de mastigação), e dor na região da articulação temporomandibular (ATM) e, em alguns casos, a uma disfunção da ATM.
O problema tem cura?
Infelizmente, o bruxismo não tem cura, mas sim controle. E para controlar essa condição, existem diversas opções, como tratamento cognitivo comportamental (que inclui medidas para ter consciência do hábito e ajudar a parar com ele, como colocar um lembrete no celular para observar se está apertando os dentes, por exemplo); placas estabilizadoras para o sono; dispositivos de para bruxismo de vigília; estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS); ultrassom; fisioterapia; e toxina botulínica A.
“É importante buscar um cirurgião-dentistapara indicar o tratamento mais adequado”.